quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Colheita e armazenamento da melância




É de suma importancia que as melancias sejam colhidas no ponto exato de maturação. Se colhidas ainda verdes, as suas qualidades são prejudicadas; se colhidas muito maduras, a resistência aos transportes é diminuida, prejudicando ainda as suas qualidades.
Há diversos modos de conhecer a maturação da melancia. O indício mais prático de maturação é a mudança de côr, especialmente da parte inferior do fruto, que se assenta no chão; de branca a princípio, passa amarelo-claro, tornando-se resistente a pressão da unha.
Além desse indício, também há outros, como a batida com o dedo: as melancias verdes emitem um som metálico, e as maduras um som ôco; apertando-se o fruto entre as mãos, um som quebradiço indica estar em ponto de colheita, a gavinha existente na áxila da fôlha de onde sai o pedúnculo, murcha com o amadurecimento do fruto.
As primeiras horas do dia são as melhores para a colheita de melancia, tanto para determinar a maturação como para asegurar-lhe melhores qualidades. A turgescência do fruto, favorece a conservação da textura quebradiça da polpa.
A melancia suporta um armazenamento de duas até três semanas quando colhida no ponto exato e colocada em local seco.

Nenhum comentário: