sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vantagens do Monitoramento Usando Feromônios e Combate Usando os Biodefensivos

No meu ponto de vista é algo muito bom se for trabalhado com responsabilidade começando pelos laboratórios passando por vendedores e revendas e por fim um uso consciente do produtor rural.

Inicialmente o produtor necessita fazer o monitoramento populacional que poderá ser feito através de armadilhas com feromônios específicos para cada praga ou de análise laboratoriais (ex. dos nematoides). A partir daí se tem uma base de qual a dosagem de biodefensivos, o manejo adequado na cultura e tecnologias de aplicação em geral evitando assim desperdícios e maximizando o combate.

Pode-se usar feromônios também nas técnicas de coleta massal, atrai-e-mata ou confusão sexual para controlas as pragas.


Periodicamente se faz necessário monitorar, através de vistorias,  a fim de verificar a eficiência e estabelecer novos parâmetros para prosseguir no combate e controle.
Pensem caros produtores se seus produtos ganharem o status de orgânico, talvez se consiga até um preço melhor.

Para o produtor as vantagens, além de ser uma forma sustentável de se produzir, vai garantir com custo de produção menor. Os produtores mais experientes sabem que quando se  usa muito defensivos químico o seu uso tende ser maior a cada ano (elevando o custo de produção) ao contrario do controle biológico que tende ter um custo cada vez menor. 

Usando os defensivos químico o produtor fica dependente,a cada ano,  mais desses produtos, o seu uso causa um desiquilíbrio natural no ecossistema, formam também biotipos cada vez mais  resistentes e contaminam o ambiente o que já foi comprovado em várias pesquisas. Na literatura mostra que logo quando lançaram os agrotóxicos no Brasil se achava que eram tão eficientes que poderiam até mesmo eliminar todo tipo de praga em definitivo usando os agrotóxicos, hoje já sabemos que isso não é verdade.

Caro produtores quero ressaltar também que é uma tendencia natural que seus clientes exijam até mesmo certificações de que seus produtos estão usando agroquímicos específicos para cada cultura e estão dentro dos limites estabelecidos por lei, isso se não exigirem até mesmo um produto totalmente livre de agroquímicos.




abraço...

Thiago Eugênio Pires
Tecnico em Agropecuária
Graduado em Processos Gerenciais
Reg. CREA:      105654/TD
Reg. Nacional : 1406248630
Telefone 37 88048797 oi
                 37 91501245 tim
                 37 99670790 vivo   
Site: www.bioequilibrioagricultura.com.br